Como funciona a psicoterapia para ansiedade?

O Brasil é o país com maior número de Transtornos de Ansiedade no mundo. Trata-se de um problema de saúde pública que afeta milhares de pessoas. Portanto, se você tem experimentado sintomas de ansiedade, saiba que você não está sozinho e que existem tratamentos científicos eficazes que serão explicados neste artigo.

Antes de entender sobre o tratamento, ressalta-se que existem diversos tipos de Transtornos de Ansiedade, que são definidos pelo Manual Diagnóstico dos Transtornos mentais (DSM-5-TR), tais como: Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Transtorno de Ansiedade Social, Fobias e entre outros. Além disso, outros diagnósticos para além dos transtornos de ansiedade podem ter a ansiedade como um componente importante. 

Percebe como a ansiedade é algo complexo? Pois é. A ansiedade pode aparecer de diversas formas em nossa vida, podendo ser um problema ou não, pois também existe a ansiedade considerada normal e esperada em algumas situações. Nesse sentido, destaca-se a importância de uma avaliação profissional detalhada com o psicólogo para definir qual é o tipo de ansiedade que está presente em sua vida e qual tipo de tratamento será necessário dentro da Psicoterapia.

A depender do seu diagnóstico, podem ter diferenças significativas no tratamento que será conduzido pelo profissional. Afinal, nem toda psicoterapia é igual. Há múltiplos protocolos e estratégias práticas que o profissional pode utilizar para te auxiliar a controlar a ansiedade. Por exemplo, para o Transtorno de Ansiedade Social será necessário treino de habilidades sociais e exposição a situações sociais. Já o Transtorno do Pânico precisará de psicoeducação para entender como acontece o ataque de pânico e exposição gradativa a sensações físicas associadas ao pânico. 

Por isso, as primeiras sessões de avaliação dentro da Psicoterapia são fundamentais para evitar um tratamento ineficaz ou até prejudicial para a sua saúde mental. Em geral, a Psicoterapia para a Ansiedade deve utilizar técnicas cognitivas para que você aprenda como modificar pensamentos ansiosos e crenças que podem estar prejudicando a sua vida. A Psicoterapia auxiliará a modificar o padrão dos seus pensamentos e lidar com eles de forma mais efetiva. Além disso, as técnicas comportamentais auxiliam na redução da ansiedade, como técnicas de respiração, de relaxamento, de resolução de problemas e de enfrentamento gradativo a situações desafiadoras.

Caso a ansiedade esteja gerando sofrimento e prejuízos em sua vida, busque avaliação e tratamento especializado. A psicoterapia é o tratamento psicológico recomendado para os Transtornos de Ansiedade. A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) é a abordagem padrão-ouro para tratamento.

Para mais informações sobre os atendimentos online da Psicóloga Caroline Morais, entre em contato

Caroline Bezerra Morais – Psicóloga CRP 11/12158

CONTATO – 85 997896588

Gostou do conteúdo?
Compartilhe agora: