Como organizar uma rotina que ajude a reduzir o estresse?

Muitas pessoas quando ouvem a palavra rotina já sentem um certo nível de angústia. Elas imaginam-se vivendo de uma forma rígida e inflexível. Elas imaginam que irão se tornar robôs da produtividade.

Essa angústia é compreensível e realmente seria difícil querer encaixar todo mundo em um modelo rígido de vida. As pessoas possuem características e valores diferentes. Por isso, não existe um único modelo de rotina que seja o ideal para todos.

Acordar 5 horas da manhã, meditar, ir para o treino e tomar um suco verde não é uma rotina ideal para todo mundo. Precisamos ter cuidado com essas rotinas que são idealizadas como perfeitamente saudáveis e que são mostradas nas redes sociais como modelo de vida ideal para todos. Por mais que pareça ser a rotina da pessoa perfeitamente saudável e produtiva, isso não quer dizer que isso cabe nas suas preferências e valores.

Construir rotina pressupõe autoconhecimento. Sem isso você corre o risco de tentar caber nos valores de outra pessoa ou você vai tentar se encaixar em um modelo de rotina que não está realmente alinhado com você.

Então, o primeiro passo para organizar uma rotina que ajude a reduzir o estresse é desenvolver autoconhecimento para entender quais são seus valores e objetivos. O autoconhecimento é um processo contínuo, então o processo de construir rotina e de desenvolver autoconhecimento acontecem em paralelo e isso te permite ir ajustando a tua rotina de acordo com o teu nível de autoconhecimento e também de acordo com seu momento de vida.

O segundo passo é compreender a tua rotina atual. Por mais que você pense que você não tem uma rotina, é possível dizer que você não tem uma rotina organizada, mas você tem hábitos que você tem tendência a repetir diariamente. Então, esse é o momento de observar o seu cotidiano atual e perceber o que se repete.

O terceiro passo é iniciar os ajustes na sua rotina atual para que você caminhe aos poucos em direção a uma rotina que esteja mais alinhada com você e com seus valores. Nesse momento, tenha cuidado com dois comportamentos: tentar mudar tudo ao mesmo tempo e tentar fazer mudanças muito extremas de uma única vez. Faça as mudanças necessária de forma gradativa.

Cada rotina precisa ser construída com base na sua individualidade, mas podemos dizer que existem alguns pilares que podem auxiliar na redução do estresse. Eles estão listados abaixo:

  • Separe tempo suficiente para um sono de qualidade. Isso significa destinar pelo menos 7 horas do seu dia para um sono de qualidade.
  • Tenha momentos de pausa durante o seu dia. Ainda que sejam pausas curtas, elas são importantes para redução do estresse.
  • Estabeleça horários de início e fim do trabalho e siga o que você estabeleceu.Tenha em mente que as demandas da vida não vão acabar, você que terá que aprender a colocar limites.
  • Faça exercícios físicos (qualquer modalidade) e busque uma alimentação saudável.
  • Use agenda para organizar suas tarefas e compromissos.
  • Varie suas fontes de bem-estar. Isso significa não centralizar todo o seu bem-estar em uma única atividade ou em uma única pessoa. Tenha diferentes fontes de bem-estar que exerçam papéis diferentes na tua vida.
  • Exercite a atenção plena durante alguns minutos no teu dia. 5 minutos já pode fazer a diferença.

Lembre-se que as recomendações contidas neste post são gerais. Apenas a psicoterapia pode oferecer estratégias individualizadas para redução do estresse.

Para mais informações sobre o atendimento online da Psicóloga Caroline Morais, entre em contato.

PSICÓLOGA CAROLINE BEZERRA MORAIS CRP 11/12158

Gostou do conteúdo?
Compartilhe agora: